terça-feira, 20 de maio de 2008

Capitulo XI - Traumatismo Ocular

O que é um traumatismo ocular?

A estrutura da cara e dos olhos tem a finalidade de proteger os olhos de qualquer lesão. O globo ocular encontra-se numa órbita rodeada de um bordo ósseo forte. As pálpebras podem-se fechar rapidamente para formar uma barreira contra os corpos estranhos e o olho pode tolerar o impacto da luz sem ser danificado. Apesar disso, o olho e as estruturas que o rodeiam podem ser danificados por uma ferida, por vezes tão gravemente que se perde a visão e, em situações excepcionais, o olho deve ser extrirpado. A maioria das lesões oculares são de menor importância, mas, devido ao grande hematoma que provocam, com frequência parecem piores do que são. Uma lesão no olho deverá ser examinada por um médico para determinar se é necessário um tratamento e se a visão pode ser afectada permanentemente.
Torna-se importante alertar que muitas poderão ser as causas de um traumatismo ocular destacando-se as lesões causadas por: um impacto, corpos empalados e queimaduras.


Lesões causadas por impacto – É um impacto brusco que obriga a que o olho recue na sua cavidade, sendo provavelmente danificadas as estruturas superficiais (a pálpebra, a conjuntiva, a esclerótica, a córnea e o cristalino) e as da parte posterior do olho (a retina e os nervos). Um impacto com a magnitude apresentada pode partir os ossos que rodeiam o olho.


Tratamento a ser instituído: Nos traumatismos oculares a melhor atitude é não interferir, proteger apenas a lesão com um penso ocular ou compressa esterilizada e alertar os bombeiros.
É essencial tranquilizar a vítima, dar-lhe apoio explicando tudo o que se está a fazer e o porquê, especialmente a razão de ser importante tapar os olhos.

É extremamente importante que numa situação destas não se retire qualquer corpo estranho ou objecto empalado do globo ocular, pois pode provocar um agravamento sério da lesão.

Lesões causadas por corpos empalados - As lesões oculares mais comuns provocadas por corpos estranhos são as da esclerótica, da córnea e do revestimento das pálpebras (a conjuntiva). Apesar de a maior parte destas lesões terem pouca importância, algumas (como a perfuração da córnea ou o desenvolvimento de uma infecção a partir de um corte ou de uma arranhadela na córnea) podem ser graves.
A causa mais comum das lesões superficiais talvez seja as lentes de contacto. Outras causas de lesões superficiais são as partículas de vidro, aquelas que são levadas pelo vento, pelos ramos das árvores e pelos escombros quando caem.

Quais são os sintomas?

Dor e a sensação de que há algo dentro do olho. Também pode provocar sensibilidade à luz, hemorragia dos vasos do olho ou edema do olho e da pálpebra. A visão pode tornar-se confusa.

Tratamento a administrar:

Os corpos estranhos dentro do olho devem ser retirados. Em geral, o referido corpo estranho pode ser retirado com uma gaze de algodão esterilizada e humedecida. Por vezes, é possível fazê-lo sair com água esterilizada.
Se o corpo estranho tiver atravessado as camadas mais profundas do olho, dever-se-á de imediato consultar um oftalmologista para fazer um tratamento de emergência.

Lesões causadas por queimaduras - A exposição a altas temperaturas ou a produtos químicos poderosos fazem com que as pálpebras se fechem com rapidez num acto reflexo para proteger os olhos das queimaduras. Por conseguinte, só as pálpebras ficam queimadas, embora um calor extremo também possa queimar o olho. A gravidade da lesão, o grau de dor e o aspecto das pálpebras dependem da profundidade da queimadura.
As queimaduras químicas podem ocorrer quando uma substância irritante entra no olho. Até as substâncias ligeiramente irritantes podem provocar uma dor intensa e dano no olho. Como a dor é tão grande, há tendência para manter as pálpebras fechadas, pelo que a substância fica em contacto com o olho durante um tempo prolongado.

Tratamento a administrar:

Para tratar as queimaduras sobre as pálpebras, é necessário lavar a área com uma solução esterilizada e a seguir proceder à aplicação de uma pomada ou uma faixa de gaze saturada de vaselina.
A queimadura química ocular é tratada lavando imediatamente o olho aberto com água. Este tratamento deve ser posto em prática até antes de chegar o pessoal médico especializado. Embora a pessoa possa ter dificuldade em manter o olho ferido aberto durante este tempo pela dor causada pela lavagem, é fundamental eliminar o produto químico o mais rapidamente possível.

Sem comentários: